10 Referências a Beethoven na Cultura Popular Artes & contextos Beethoven na Cultura Popular

10 Referências a Beethoven na Cultura Popular
5 (1)

10 de março, 2020 12 Por Artes & contextos
  • 2Minutos de leitura
  • 555Palavras
Também o tempo torna tudo relativo

Este artigo foi inicialmente publicado há mais de 2 anos - o que é muito em "Tempo Internet". Pode estar desatualizado e pode ter incongruências estéticas.

Beethoven na Cultura Popular

Na adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick de 1971 do romance distópico A Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, foi particularmente realçada a Nona Sinfonia de Beethoven.

O protagonista Alex está psicologicamente condicionado por esta sinfonia em particular.

video
play-rounded-fill

O compositor Michael Kamen prestou mais tarde homenagem a Beethoven na banda sonora do seu Die Hard de 1988, com o tema Ode to Joy em diversas formas.

video
play-rounded-fill

Ouve-se ‘Ode to Joy’ a opartir do 1:22 

 

A Quinta Sinfonia de Beethoven surge na Febre do Sábado à Noite, no tema de Walter Murphy A Fifth of Beethoven, que faz uma adaptação disco do primeiro movimento da sinfonia.

video
play-rounded-fill

 

O filme Beethoven de 1992 conta a história de um São Bernardo que recebeu o nome do compositor quando ladra acompanhando a Sinfonia No. 5.

 

video
play-rounded-fill

 

O tema principal do filme é uma versão de Roll over Beethoven, de 1956 que ironiza sobre os compositores a rebolarem na campa enquanto assistem à substituição da música clássica pelo rock ‘n’ roll.

 

video
play-rounded-fill

 

O próprio Beethoven aparece como personagem na comédia A Fantástica Aventura de Bill e Ted, quando os dois heróis viajam no tempo para recolher figuras históricas para uma apresentação na escola.

 

video
play-rounded-fill

 

Longe do grande ecrã, a banda desenhada Peanuts apresentava uma “versão” de Beethoven. Schroeder, o melhor amigo de Charlie Brown, é um pianista obcecado por Beethoven e compromete-se com uma vida de solteiro simplesmente porque o próprio Beethoven foi um solteirão toda a vida.

 

video
play-rounded-fill

 

Também autores e poetas foram inspirados por Beethoven. A novela de Tolstoi de 1889 A Sonata Kreutzer situa o trabalho para violino e piano no centro de uma história de amor, ciúmes e assassinato quando a esposa de Pozdnyshev conhece um violinista e interpreta com ele a sonata, com consequências nefastas.

 

The Kreutzer Sonata, Tolstoy 1889

 

EM Forster tinha uma fixação pelo compositor – encontram-se diversas referências às obras de Beethoven espalhadas pelos seus livros, particularmente A Room with a View, onde a protagonista, Lucy, toca Beethoven ao piano.

 

A Room with a View, EM Forster

 

Algumas décadas mais tarde, TS Eliot escreveu sua obra-prima de poesia Four Quartets, que se acredita ser baseada nos últimos quartetos de Beethoven.

Considera, por favor fazer um donativo ao nosso site.
Ajuda-nos a não depender da publicidade para continuarmos a partilhar Arte mantendo o Artes & contextos livre.
Podes também ajudar-nos ao subscreveres a nossa Newsletter e acompanhando-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram

 

Four Quartets, TS Eliot

 

O artigo original 10 Beethoven references in popular culture foi publicado @ Classical Music.com BBC
The original article 10 Beethoven references in popular culture appeared first @ Classical Music.com BBC

Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos

Talvez seja do seu interesse: 30 Beethoven Facts – Interesting Facts About Ludwig van Beethoven

Como classificas este artigo?

Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos