Banksy Apresenta uma Interpretação Política do Presépio em Belém

Banksy Apresenta a sua Interpretação do Presépio em Belém

26 de dezembro, 2019 0 Por Artes & contextos
Modo Noturno

Presépio de Banksy em Belém

O trabalho foi apresentado no passado  fim de semana no Hotel Walled Off do artista, com vista para o muro de separação de Israel que contorna  Belém.

Belém, o berço bíblico de Cristo, situa-se nos territórios palestinianos ocupados e sitiada por detrás atrás do muro de sete metros e meio de altura, torres de vigia militares e postos de controle de israelitas.

Para chamar a atenção para esta realidade realidade, o artista de rua britânico Banksy criou um “conjunto de natividade modificado” intitulado “Cicatriz de Belém” (Scar of Bethlehem).

O trabalho foi apresentado no fim de semana passado no hotel do artista, o Hotel Walled Off, que tem vista para o muro construído por Israel (apelidado pelos palestinianos “Muro do Apartheid“) que rodeia Belém.

A nova obra de arte reinterpreta a cena da manjedoura bíblica como se estivesse a acontecer no contexto da moderna barreira de betão, que aparece perfurada com uma explosão criando a forma de uma estrela.

 

Banksy Apresenta uma Interpretação Política do Presépio em Belém 1

Três presentes de Natal embrulhados estão posicionados em frente à escultura como parte da instalação (cortesia Bisher Qassis)

 

O muro de cimento aparece grafitada com as palavras “amor” e “paz” em inglês e francês. Três presentes embrulhados encontram-se colocados em frente à escultura como parte da instalação.

“É uma ótima maneira de trazer à tona a história de Belém, a história de Natal, de uma outra perspectiva – fazer as pessoas pensarem mais”, disse Wissam Salsaa, gerente do Walled Off Hotel, em entrevista à BBC.

“Banksy está a tentar ser uma voz para todos aqueles que não podem falar”, acrescentou.

 

Banksy Apresenta uma Interpretação Política do Presépio em Belém

Walled Off Hotel de Banksy em Belém (foto de MTL+ Collective for Hyperallergic)

Banksy criou no passado uma série de obras no próprio muro. Estão à venda na loja de lembranças do seu hotel, miniaturas de lembranças do muro de separação (disponíveis apenas na loja).

O Walled Off Hotel descreve os souvenirs do artista anónimo no seu site, onde escreve: “Caso não tenha a certeza do que Banksy pensa sobre a parede (não um fã), a sua última gama de ‘recordações coleccionáveis’ antecipa o dia em que a ameaça de cimento “foi” derrotada e a juventude selvagem rabiscou nos seus restos esqueléticos”.

 

O artigo original Banksy Unveils a Political Interpretation of the Nativity Scene in Bethlehem foi publicado @Hyperallergic
The original article Banksy Unveils a Political Interpretation of the Nativity Scene in Bethlehem appeared first @Hyperallergic

 

Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos

Talvez lhe interessem:

Banksy Takes Over Houston Bowery Wall in New York City

Banksy and his mates turned a ‘hell hole into beautiful art’


Artes & contextos
Últimos artigos de Artes & contextos (exibir todos)
Open Call Artes & contextos