Museu online Vincent Van Gogh, 1400 desenhos e pinturas do artista Holandês
Os leitores não receberão prémios por adivinhar o que encontrarão, em termos gerais, no Van Gogh Museum Online Colection. Mas podem surpreender-se com o portefólio completo do trabalho de Vincent Van Gogh e com as informações relacionadas com o seu trabalho, disponíveis para leitura gratuita na coleção on-line do museu.
Naturalmente, o leitor pode ver e ficar a saber mais sobre todas as pinturas e desenhos de Vincent van Gogh na coleção, incluindo algumas das suas peças mais conhecidas como The Potato Eaters , uma cena da “dura realidade da vida no campo” que o artista escolheu deliberadamente pela sua dificuldade; O quarto (ou quarto em Arles ), com as suas cores vivas “destinadas a expressar absoluto ‘repouso’ ou ‘sono'”; e, pintado entre 1886 e 1889; nada menos que 21 autorretratos , incluindo o auto-retrato com orelha enfaixada , o rosto em que pensamos, quando pensamos no próprio Van Gogh (anteriormente abordado aqui).
Vincent Van Gogh “Sunflowers” – 1888, Óleo sobre tela 92,1 x 73 cmPara a série mais famosa de pinturas florais e de natureza morta de Van Gogh, a coleção on-line do Museu Van Gogh é muito mais profunda, oferecendo uma secção inteira dedicada a ” tudo sobre os girassóis “.
Entre as subsecções, pode encontrar a história de como Van Gogh “pintou girassóis como ninguém antes dele havia feito”, um olhar sobre a conservação de uma das obras de arte mais frágeis do artista, e até umlivro de girassóis para colorir para jovens. Se depois passar por tudo isto e ainda sentir apetite por retratos pós-impressionistas, os curadores da coleção também oferecem um link para outras representações de girassóis de van Gogh , de Shed with Sunflowers a Sunflowers Gone to Seed .
Online ou offline, as coleções dedicadas ao trabalho de um único artista às vezes sofrem a chamada “visão de túnel”, fornecendo uma riqueza de detalhes sobre a vida e as obras-primas, mas pouco expressivas em termos de contexto.
No Museu Van Gogh isso não acontece, focando a atenção não apenas no trabalho de Van Gogh, mas também o dos fabricantes japoneses de xilogravuras em quem ele se inspirou (anteriormente apresentado aqui no Open Culture ), bem como o de artistas mais recentes que desenharam sua própria inspiração de van Gogh: o britânico Jason Brooks , o chinês Zeng Fanzhi e o holandês Pieter Laurens Mol , para não falar de nomes como Edvard Munch e Francis Bacon .
Noutros lugares, pode até ser explorado “o mundo da impressão parisiense do século 19“, um “período de inovação e decadência artística” que fez mais do que a sua parte para moldar a sensibilidade de Van Gogh.
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.
Como o Museu Van Gogh claramente entende, conhecer um artista exige mergulhar, não apenas no seu trabalho, mas também no seu mundo. Entre na coleção on-line de van Gogh aqui.
O artigo original: Explore 1400 Paintings & Drawings by Vincent van Gogh–and Much More–at the Van Gogh Museum’s Online Collection, foi publicado @OpenCulture
The original article: Explore 1400 Paintings & Drawings by Vincent van Gogh–and Much More–at the Van Gogh Museum’s Online Collection, appeared first @OpenCulture
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.