Why Don't You Just Die!

Why don’t you just die! – MotelX 2019
0 (0)

15 de Setembro, 2019 0 Por Maria da Luz Pinheiro
  • 4Minutos
  • 825Palavras
  • 62Visualizações
Também o tempo torna tudo relativo.

Este artigo foi inicialmente publicado há mais de 3 anos - o que em 'tempo Internet' é muito. Pode estar desatualizado e pode ter incongruências estéticas. Se for o caso, aceita as nossas desculpas.

Why don’t you just die! – de Kirill Sokolov

 

Com rios (e rios) de sangue, violência (muita) e humor (muito) negro, e tudo misturado e confinado a um apartamento, é impossível não ver emWhy don’t you just die! (Papa sdokhni) algo de muito Tarantinesco.

Kirill Sokolov na sua primeira longa apresenta-nos neste MotelX 2019, uma história russa constituída por estereótipos russos e focando a vida russa. É um apartamento tradicionalmente russo com carpetes típicas, vodka, chouriças tradicionais que vão sendo comidas violentamente por Andrei, etc.

A própria estrutura nos leva a Pulp Fiction em que cada personagem tem a sua história e ponto de vista.

Michael lGor

Why Don’t You Just Die! – Michael Gor e Aleksandr Kuznetsov ©IMDB

A história é muito simples: Matvei (Alexandr Kuznetsov) é incumbido pela namorada Olya (Evgeniya Kregzde) da missão de matar o pai desta que, segundo a sua versão, abusou sexualmente de si durante a infância e este presta-se a cumpri-la.

Matvei desloca-se ao apartamento onde esta vive com os seus pais – Andrei (Vitaliy Khayev): típico homem de família “à antiga” que deixa todo o trabalho de casa para a esposa e Tasha (Yelena Shevchenko) a esposa submissíssima que faz apenas o que Andrei lhe ordena, e se assusta por tudo e por nada. Disposto a acabar com este equilíbrio, entra Matvei, determinado a levar acabo a sua missão, armado com um martelo escondido atrás das costas.

É neste espaço altamente claustrofóbico que assistimos às primeiras cenas de luta com tudo o que possa vir à mão: televisão, cadeiras, caçadeira, etc. Ambas os contendores  dão recebem imensa tareia, perdem muito sangue, destroem… bem toda a sala e ainda assim nenhum deles morre.

Why Dont You Just Die! - Alexandr Kuznetsov e Vitaliy Khayev

Why Dont You Just Die! – Alexandr Kuznetsov e Vitaliy Khayev

Matvei é um pseudo / hipotético / se calhar ou nem tanto namorado que suporta tudo, desde tiros, facadas, pancadaria, a quase exsanguinação desde que consiga cumprir a missão de que Olya, o seu grande amor, o incumbiu. Valerá o amor desta, tanto esforço e risco?

É isso que os flashbacks de cada uma das personagens no apartamento irá questionar, ao mesmo tempo que com eles vamos percebendo o enredo do filme e as motivações de cada uma das personagens. E com elas, a violência vai aumentando e vai piorando a situação para a maioria delas.

Why don’t you just die! é uma comédia negra brilhante, com terror gráfico q.b. e com sangue que nunca mais acaba, mas é também uma história de estereótipos russos, com piadas russas e hábitos russos. Talvez seja por isso que também resulte tão bem, é uma lufada de ar fresco no nosso circuito de cinema usual e uma adição fenomenal à programação do MotelX deste ano.

Why don’t you just die! - MotelX 2019 Artes & contextos WHY03

Why Don’t You Just Die! – Yelena Shevchenko e Vitaliy Khayev

Kirill Sokolov comentava em entrevista no decurso de um festival na Estónia, que tinha receio da receção que o filme teria a nível internacional, porque nas traduções os diálogos perdem um bocado o sentido e as piadas não resultam como na língua materna, mas na verdade a prestação de todos os atores permitem que as ações se tornem altamente sugestivas e divertidas no meio de todo aquele drama que as suas personagens vivem.

Constituído por cenas brilhantemente bem montadas, é sobretudo um filme de pura ironia, com um soundtrack fabuloso que mistura tudo o que consideramos estereótipo russo – desde as valsas dançadas pela corte dos Czares até à música contemporânea, adicionando também outras músicas icónicas e reconhecíveis.

É inegável que qualquer cena de pancadaria se pode tornar majestosas ao som de uma valsa de Shostachovich.

A ironia sempre presente, aponta-nos questões e problemas comuns a todas as sociedades, como a ganância e o que ela causa ou as questões de educação e os seus reflexos familiares.

Why Dont You Just Die!

Why Dont You Just Die! – Alexandr Kuznetsov e Evgeniya Kregzde

Foram as negligências de Andrei que despoletaram tudo o que vai acontecer e por isso podemos dizer que ele é definitivamente um dos piores pais do mundo… Face ao qual só mesmo Matvei e a sua capacidade de dizer que “o mal nunca lhe chegará”, lhe poderá fazer frente.

Considera, por favor fazer um donativo ao Artes & contextos.
Ajuda-nos a não depender da publicidade para continuarmos a partilhar Arte.

Apostamos em Kirill como um dos principais nomes emergentes no cinema russo enquanto realizador e em Alexander Kuznetsov, um jovem ator russo para atingir em breve um reconhecimento considerável. Este é um filme que nos prova que o cinema russo está mesmo muito vivo e pronto para dar novos frutos.


Why Don’t You Just Die! no IMDB

Como classificas este artigo?

Licenciada em História de Arte pela Faculdade de Letras de Lisboa. Apaixonada por histórias contadas na imagem, literatura do século XIX e artes decorativas. Defensora da liberdade no mundo da arte.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos