A Good woman is hard to find

A Good Woman is Hard to Find – MotelX 2019
0 (0)

13 de setembro, 2019 0 Por Maria da Luz Pinheiro
  • 3Minutos de leitura
  • 740Palavras
Também o tempo torna tudo relativo

Este artigo foi inicialmente publicado há mais de 3 anos - o que é muito em "Tempo Internet". Pode estar desatualizado e pode ter incongruências estéticas.

A Good Woman is Hard to Find  – de Abner Pastoll

 

Abner Pastoll regressou ao MotelX para apresentar a sua longa-metragem A Good Woman is hard to Find, cujo título tem raiz numa frase bíblica.

Resultado de uma coprodução entre Reino Unido, Bélgica e Irlanda, este é um thriller criminal, negro quanto baste, que vive da força da relação maternal, e de até onde uma mãe está capaz de ir para proteger os seus filhos.

A história corre em torno de Sarah (Sarah Bolger) que habita num bairro dos subúrbios do Reino Unido, um bairro, como na maioria destes casos, problemático e marcado pelo tráfico de droga. Este problema atravessa o filme. Sarah vive com os dois filhos – Ben (Rudy Doherty) e Lucy (Macie McCauley), após ter perdido o marido, assassinado em frente ao seu filho mais novo, Ben, que pelo trauma causado, nunca falou.

No desemprego e a lutar pela sobrevivência dos três, Sarah continua a lutar com a polícia para que a investigação da morte do seu marido não pare. No entanto, como em múltiplos casos reais, a polícia descarta o caso já que o considera apenas mais uma vítima das guerras entre traficantes.

A Good woman is hard to find

A Good woman is hard to find – Andrew Simpson ©Dominique Houcmant Goldo

Tito (Andrew Simpson) um traficante entra pela casa de Sara para se refugiar e esconder a droga roubada aos principais traficantes do bairro. Como compensação, propõe-lhe um negócio de venda da droga e partilha do ganho. No entanto o sentido de proteção dos filhos leva-a a rejeitar a proposta, o que faz disparar o comportamento violento de Tito.

Numa espiral descendente, em que tudo corre mal a Sarah, vamos assistindo à sua metamorfose, em que passa (num desempenho brilhante) de uma mãe crente, aparentemente vulnerável e que “não faria mal a uma mosca”, a uma mulher enorme, forte, que pela segurança dos seus filhos vai até onde for necessário.

A jornada de Sarah torna-se bastante intimista para o espectador, pondo-o como um voyeur perante o sofrimento que ela enfrenta e as escolhas que tem de fazer.

A Good woman is hard to find

A Good woman is hard to find – Sarah Bolger ©Dominique Houcmant Goldo

Esta é também uma história que nos traz temas críticos na sociedade contemporânea – a marginalização das camadas mais pobres que são, quase em todo o lado ignoradas pelos que têm como função protege-las, conduzindo muitos a uma vida marginal e de crime.

É uma história que nos fala também da maldade das pessoas que nos rodeiam, rotulando tudo e todos do modo mais confortável, sem antes questionarem as circunstâncias que levaram os outros a esse ponto, se necessitam de ajuda ou se estão apenas a passar por um mau bocado.

E por isso, Sarah é uma mulher fabulosa, capaz de lidar com tudo o que se está a passar na sua vida não só familiar, como a relação muito complexa com a sua mãe, mas também com as causas exteriores, nem que para isso tenha que recorrer a violência extrema. E recorre!

A Good woman is hard to find

A Good woman is hard to find – Sarah Bolger ©Dominique Houcmant Goldo

Abner Pastoll na conversa com o público após o filme, falou-nos do seu processo de casting e das dificuldades em gravar com as duas crianças que naturalmente não são atores, fora as peças que eventualmente tenham realizado nas suas escolas. Pequenas grandes características que contribuem para que o todo seja mais credível.

Considera, por favor fazer um donativo ao nosso site.
Ajuda-nos a não depender da publicidade para continuarmos a partilhar Arte mantendo o Artes & contextos livre.
Podes também ajudar-nos ao subscreveres a nossa Newsletter e acompanhando-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram

A resposta da sala foi extremamente positiva e testumunhou momentos de violência extrema enquadrados por diversos momentos de humor (negro, claro) que conferem ao filme um equilíbrio importante, não deixando de ser um filme de violência presente e latente.

Se afastarmos a componente mais gráfica (ou talvez não), temos uma narrativa que é muito comum na sociedade e que cada vez mais urgentemente deveria ser combatida, pois se pregamos ideais de igualdade, democracia e tolerância, deveríamos ser capazes de ser os primeiros a cumprir esses mesmos ideais.


A Good Woman is Hard to Find no IMDB

Como classificas este artigo?

Licenciada em História de Arte pela Faculdade de Letras de Lisboa. Apaixonada por histórias contadas na imagem, literatura do século XIX e artes decorativas. Defensora da liberdade no mundo da arte.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos