Nascido em Knoxville, no Tenessee, em 1963, Quentin Tarantino, desde jovem sempre demonstrou um puro interesse pela cinematografia, e em 1992 realizou o seu primeiro filme, Reservoir Dogs (Cães Danados).
Autor de alguns dos mais célebres filmes na história da cinematografia mundial, tais como Pulp Fiction (1992) e Kill Bill (2003), lançou em 2015 The Hateful Eight, (Os Oito Odiados) e desde então, a espera tem sido insaciável, por parte dos fãs, e da crítica. Mas, dia 21 de maio de 2019 marca o regresso tão aguardado de Tarantino e da sua produção aos grandes ecrãs. Once Upon a Time… in Hollywood, (Era Uma Vez em… Hollywood) foi estreia no Festival de Cannes de 2019. O lançamento marca o vigésimo quinto aniversário da estreia de Tarantino e do seu primeiro Palme d’Or winner, com Pulp Fiction, no mesmo festival.
“I only ask that everyone avoids revealing anything that would prevent later audiences from experiencing the film in the same way. Thank you” foi o pedido do realizador no dia anterior à estreia do seu novo filme.
Com lugar em 1969, Tarantino transporta-nos para as origens de Hollywood, do sistema de criação de “estrelas”, e conta com Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e o Margot Robbie como personagens principais, e que nos transportam para uma história cativante e com diversos pontos de reflexão analítica por parte do realizador: alguém que cresceu em Los Angels, e desde cedo tomou contacto com o sistema Hollywoodesco. Alguns críticos assumem que se possa tratar de uma homenagem aos filmes de Sergio Leone Once Upon a Time in the West e Once Upon a Time in America.
Uma entrada bem tardia no festival, e com estreia mundial anunciada para 26 de julho, Al Pacino e Kurt Russel são mais dois dos nove nomes apresentados no cartaz publicitário do filme. Plot? Nada se sabe, para além da temática Hollywoodesca, um pouco de sarcasmo e de personagens com corpo, à moda de Tarantino. A opiniões do público dividem-se. Após quatro anos de espera, o nono filme da sua carreira pode ser decisivo para o que aí vem.
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.
Respeitando o desejo do realizador, dos próprios atores, e para que a magia da espera não seja arruinada para todos nós, vamos esperar pelo dia 26 de julho e desfrutar de uma história, em Hollywood.
Veja aqui Once Upon a Time… in Hollywood no IMDB
Licenciada em História da Arte, apaixonada por arte e fotografia, com o lema: a vida só começa depois de um bom café, e uma pintura de Velázquez.