Ovídio: amores e mitos
Os Estábulos do Quirinal (Roma) encerraram as celebrações do Bimilenário de Ovidiano com uma exposição dedicada à obra deste poeta e às suas infinitas fontes de inspiração. Dividido em três temas fundamentais, o amor, o seu desacordo com Augusto e o mito, ilustrado com 250 obras de diferentes géneros e cronologia. Até 20 de janeiro (2020).
“Já fiz uma obra que nem a ira de Júpiter, nem o fogo, nem o ferro, nem o tempo devorador poderão apagar … e o meu nome permanecerá indelével. E onde quer que o poder romano se estenda nas terras dominadas, as pessoas ler-me-ão, e por todos os séculos, graças à fama, se houver alguma verdade nas profecias dos poetas, eu viverei … ”(Ovídio).
Concluindo as celebrações realizadas no Bimilenário de Ovidiano, os Estábulos do Quirinal acolhem a exposição Ovidio. Amores, Mitos e Outras Histórias, com curadoria da Professora Francesca Ghedini, dedicado à obra do grande poeta latino e às suas infinitas fontes de inspiração em representações figurativas relativamente antigas e modernas. Ovidio combinou espontaneidade e simplicidade com um estilo cuidadoso nas suas composições, dividido em três categorias: erótico, mitológico e poemas do exílio.
Assim, um dia entre os anos 17 e 18 dC, morreu um dos maiores protagonistas da latinidade , na mais completa solidão e esquecido por todos: Publius Ovidio Nasón, um elegante intérprete da mitologia grega e romana. O que se sabe é que o poeta nasceu em Sulmona (L’Aquila) em 43 aC e que viveu em Roma entre aristocratas e intelectuais, até ao ano 8 da nossa era, por um motivo cujo conteúdo ainda é desconhecido. um severo édito condenou-o a um rebaixamento definitivo numa localidade quase desconhecida, Tomis, em Pont Euxino localizado nos limites do mundo conhecido até então. Passaram-se dois mil anos e Ovídio ficou entre nós … A sua influência inclui não só imagens mas também expressões actuais como: “Não posso viver contigo nem sem ti”, “no amor vence quem foge” ou o termo “narcisismo”, para seu Narciso de sucesso .
Ressalte-se que entre as grandes figuras latinas, Ovídio destaca-se principalmente pela amplitude da sua produção literária (variada em argumentos e capaz de deixar na memória coletiva a complexidade do universo de deuses, heróis, jovens e ninfas) interpretando e criando personagens às vezes inesquecíveis como o hermafrodita de dupla natureza, o ambíguo Narciso, o orgulhoso Niobis e o impetuoso Feton, entre outros. E não podia faltar “Leda e o Cisne”, cujo fresco de altíssima qualidade foi encontrado no quarto de uma mansão na Via del Vesúvio, em Pompéia. A última maravilha descoberta no sítio arqueológico.
A sua proficiente obra poética abre inúmeras perspectivas, como o conhecimento da Roma do seu tempo: as rotas, o lazer, o centro do poder personificado por um príncipe – pronto e sem preconceitos, que conseguiu transformar uma constituição republicana num regime monocráticp -, que previu o futuro da sua cidade e do seu povo a partir do rigor moral e de uma organização estatal com aparente retorno à grande tradição republicana.
Frequentando os intelectuais “rebeldes”, o vate defendia os prazeres do amor e almejava um império de estilo oriental, aderindo ao projeto de Marco António, rival de Augusto. Outra inovação ovidiana foi o que ele introduziu na poesia, estreando novas formas literárias: como o género epistolar dedicado a heroínas traídas ou a aplicação de didáticos princípios na arte de amar, oferecendo um autêntico manual (lugares para encontros, truques, enganos , e estratagemas para seduzir, conquistar ou abandonar a pessoa desejada). Mesmo a partir do seu exílio em Tomis, ele soube criar novas fórmulas narrativas antecipando o seu romance autobiográfico, que fez tanto sucesso nos tempos modernos.
A sua importância residetambém no facto de nos ter ajudado a compreender a cultura figurativa da sua época. Da Idade Média ao Renascimento, a fama do poeta foi crescendo à medida que os poderosos descobriam o valor significativo dos clássicos, decorando as suas casas com imagens inspiradas naquele universo inspirado do grande poeta.
Três temas fundamentais se encontram concentrados na exposição romana: o amor, o contraste com Augusto e o mito, ilustrado com 250 obras de diferentes géneros e cronologia. Trata-se de um entrelaçamento entre poesia e arte, ou seja, entre imagens e palavras, que extrai da rede de conexões as influências recíprocas entre as várias linguagens. Para isso, utiliza uma série de peças emprestadas por cerca de 80 museus italianos e internacionais, que criam uma galeria com obras-primas de prestigiosos acervos públicos, como o Louvre, a Galeria Nacional, o Uffizi, o Muse Arqueológico de Nápoles à Biblioteca Gotha Na Alemanha, a Eretria na Grécia ou a Biblioteca Real Dinamarquesa em Copenhaga.
Essas obras reforçam a narrativa da vida do poeta e a sua difícil relação com o imperador Augusto, que, como comentamos antes, condenou o poeta supremo à pena de um exílio cruel nas margens do Mar Negro, onde morreu implorando perdão. que nunca obteve.
Ao longo do percurso expositivo, cruzam-se entre séculos frescos de Pompeia, esculturas da época imperial, trinta textos antigos, a Vénus púdica de Botticelli e recriações das histórias de Ovidio porartistas do século XV ao XVIII, como Ludovico Carracci (Queda de Feton), Tintoretto (Estupro da Europa), Ticiano (O nascimento de Adônis), Ribera (Vênus cobre o corpo de Adônis), Poussin (Triunfo de Ovídio), Batoni (Baco e Ariadne) até uma incursão excepcional na arte contemporânea com uma instalação de néon de Joseph Kosuth – que dá as boas-vindas ao visitante – inspirado nos textos ovidianos.
De facto, percorrendo os esplêndidos quartos – criados para a sua função expositiva – o espectador deslumbra-se com os temas centrais da sua poesia: desde o olhar fixo no universo feminino com os meios mais sedutores em oposição à severidade mitológica com as suas figuras sensuais que dão vida aos versos deAs Metamorfoses (que descreve 250 mitos clássicos ligados pelo tema da transformação). As divindades do Panteão – Vénus, Apolo, Diana e Júpiter – tornam-se no mundo Ovidiano vítimas de amor tão veementes quanto ilegítimas ou criadoras de vingança cruel ou punições atrozes, como pode ser visto na trágica história de Niobe, filha de Tântalo, obrigada a testemunhar a morte dos filhos, representada por esculturas recentemente descobertas.
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O objetivo das celebrações deste aniversário foi suscitar emoção e dar a conhecer o poeta em todas as suas dimensões, que com os seus versos fundou a cultura figurativa da Europa, e festejar o seu regresso, já vitorioso, a Roma.
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