
A Epifania do Gótico para Leonardo da Vinci0 (0)
11 de Janeiro, 2018
A Epifania do Gótico
Desde os fabulosos contos em imagens nos séculos XIV e início do XV, até ao ponto de viragem da Renascença, que se elimina o fumo da lenda para se encontrar a verdade monumental da Adoração dos Reis Magos.
Desde a solidez geométrica de Giotto, que fala a um grupo de fiéis de extração heterogénea, até à linguagem refinada, fada e elegante de Gentile da Fabriano e do Gótico Internacional, fruto da cultura de elite dos tribunais e da alta nobreza, até à fusão da citação arqueológica da derivação greco-romana com a narrativa.
E sobretudo com o clássico poder heróico das figuras que, no início da Renascença, se desenvolveram a partir do modelo da estatuária antiga. Falar a todas as classes sociais, com a verdade dos episódios, a força dos contextos arquitectónicos e o substrato latino comum.
A Epifania, como bem sabemos, é a manifestação de Deus ao mundo e o encontro do mundo com Deus. Os Magos, representando três grupos macroétnicos diferentes – Gaspar, Melchior, Balthazar referem-se a Sem, Cam e Jafé, filhos de Noé – curvam-se a uma criança, reconhecendo a sua divindade, encontrando-se novamente juntos.
Sem foi o progenitor dos judeus, Cam dos africanos, Jafé dos europeus. Cristo, através do amor, reúne o que foi dividido e convida ao amor fraternal. A tradição quer que as três identidades sejam unidas, mas diferentes. Por conseguinte, não nos convida a esquecer a nossa identidade, mas a reconhecê-la como um recurso, a base da união. O Ocidente, por irmandade, significa perda de identidade. Mas não é por este caminho que a convergência é alcançada.

A Adoração dos Reis Magos é uma pintura em madeira (57,8 x 59,4 cm) de Francesco da Rimini, também conhecido como Mestre da Bem-Aventurada Clara de Rimini, datado de cerca de 1340 e alojado no Museu de Arte Lowe em Coral Gables, Condado de Miami-Dade. (wikimedia.org)

A Adoração dos Magos é um dos frescos de Fra Angelico que decoram o convento de San Marco em Florença. Mede 184×362 cm e é certamente uma das obras de autografia do mestre, datada de cerca de 1441-1442. Parte do fresco é também atribuída ao seu jovem aluno Benozzo Gozzoli. (wikimedia.org)

A Adoração dos Magos é uma pintura de Lorenzo Monaco guardada no Uffizi em Florença. É tempera sobre madeira (115×183 cm), pintada no estilo gótico internacional. É datada de 1420-1422.

A Adoração dos Reis Magos (ou Peça de Altar Strozzi) é uma pintura de tempera dourada sobre painel (173×228 cm com moldura 303×282) de Gentile da Fabriano, datada de 1423 e que se encontra no Uffizi em Florença. A obra foi assinada acima da predella: “OPVS GENTILIS DE FRABRIANO M CCCC XX III MENSIS MAIJ”. Uma obra-prima do artista e do gótico internacional em Itália em geral, mantém a sua elaborada moldura esculpida em madeira dourada, que é em grande parte original.

A Adoração dos Magos de Masaccio é uma tempera em painel (21×61 cm) proveniente do políptico de Pisa desmembrado e agora nos Museus de Estado em Berlim. Data de 1426.

A Adoração dos Magos, conhecida como Tondo Cook, é uma obra em tempera sobre madeira (diâmetro 137,2 cm), de atribuição incerta, provavelmente iniciada por Fra Angelico e concluída por Filippo Lippi.

A Adoração dos Reis Magos é uma pintura em madeira (diâmetro 84 cm) de Domenico Veneziano, datada de 1439-1441 e guardada na Gemäldegalerie em Berlim.

A Adoração dos Reis Magos é uma pintura de têmpera colada e dourada sobre painel de madeira (54,6×70,7 cm) de Andrea Mantegna, datada de cerca de 1497-1500 e que se encontra no Getty Museum em Los Angeles.

A Adoração dos Reis Magos é uma pintura em madeira (111×134 cm) de Sandro Botticelli, datada de cerca de 1475 e guardada na Galeria Uffizi em Florença.

A Adoração dos Pastores de Ghirlandaio encontra-se na capela Tornabuoni da basílica de Santa Maria Novella, em Florença. Contém um dos maiores ciclos de frescos da cidade, pintado por Domenico Ghirlandaio e a sua oficina entre 1485 e 1490.

A Adoração dos Reis Magos é uma pintura a óleo sobre madeira e tempera grassa (246×243 cm) de Leonardo da Vinci, feita entre 1481 e 1482. Encontra-se na Galeria Uffizi em Florença.


Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Este artigo foi traduzido do original em italiano por Redação Artes & contextos
O artigo: L’Epifania dal Gotico a Leonardo da Vinci, così cambiò lo stile. Foto e filmati, foi publicado @STILEarte.it
The post: L’Epifania dal Gotico a Leonardo da Vinci, così cambiò lo stile. Foto e filmati, appeared first @STILEarte.it
L’articolo: L’Epifania dal Gotico a Leonardo da Vinci, così cambiò lo stile. Foto e filmati, è stato pubblicato @STILEarte.it
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.