A Epifania do Gótico para Leonardo da Vinci Artes & contextos epifania mantegna 1

A Epifania do Gótico para Leonardo da Vinci

11 de janeiro, 2018 0 Por Artes & contextos

A Epifania do Gótico

 

Desde os fabulosos contos em imagens nos séculos XIV e início do XV, até ao ponto de viragem da Renascença, que se elimina o fumo da lenda para se encontrar a verdade monumental da Adoração dos Reis Magos.

Desde a solidez geométrica de Giotto, que fala a um grupo de fiéis de extração heterogénea, até à linguagem refinada, fada e elegante de Gentile da Fabriano e do Gótico Internacional, fruto da cultura de elite dos tribunais e da alta nobreza, até à fusão da citação arqueológica da derivação greco-romana com a narrativa.

E sobretudo com o clássico poder heróico das figuras que, no início da Renascença, se desenvolveram a partir do modelo da estatuária antiga. Falar a todas as classes sociais, com a verdade dos episódios, a força dos contextos arquitectónicos e o substrato latino comum.

A Epifania, como bem sabemos, é a manifestação de Deus ao mundo e o encontro do mundo com Deus. Os Magos, representando três grupos macroétnicos diferentes – Gaspar, Melchior, Balthazar referem-se a Sem, Cam e Jafé, filhos de Noé – curvam-se a uma criança, reconhecendo a sua divindade, encontrando-se novamente juntos.

Sem foi o progenitor dos judeus, Cam dos africanos, Jafé dos europeus. Cristo, através do amor, reúne o que foi dividido e convida ao amor fraternal. A tradição quer que as três identidades sejam unidas, mas diferentes. Por conseguinte, não nos convida a esquecer a nossa identidade, mas a reconhecê-la como um recurso, a base da união. O Ocidente, por irmandade, significa perda de identidade. Mas não é por este caminho que a convergência é alcançada.

 

it.wikipedia.org

A Adoração dos Reis Magos é uma pintura em madeira (57,8 x 59,4 cm) de Francesco da Rimini, também conhecido como Mestre da Bem-Aventurada Clara de Rimini, datado de cerca de 1340 e alojado no Museu de Arte Lowe em Coral Gables, Condado de Miami-Dade. (wikimedia.org)

 

Category:Adoration of the Kings by Fra Angelico (San Marco, Florence, cell 39) - Wikimedia Commons

A Adoração dos Magos é um dos frescos de Fra Angelico que decoram o convento de San Marco em Florença. Mede 184×362 cm e é certamente uma das obras de autografia do mestre, datada de cerca de 1441-1442. Parte do fresco é também atribuída ao seu jovem aluno Benozzo Gozzoli. (wikimedia.org)

 

L'Adorazione dei Magi è un dipinto di Lorenzo Monaco conservato agli Uffizi di Firenze. Si tratta di una tempera su tavola (115×183 cm), dipinta secondo lo stile gotico internazionale. È datata al 1420-1422.

A Adoração dos Magos é uma pintura de Lorenzo Monaco guardada no Uffizi em Florença. É tempera sobre madeira (115×183 cm), pintada no estilo gótico internacional. É datada de 1420-1422.

 

L'Adorazione dei Magi (o Pala Strozzi) è un dipinto a tempera e oro su tavola (173x228 cm con cornice 303x282) di Gentile da Fabriano, datato 1423 e conservato agli Uffizi di Firenze. L'opera è stata firmata sopra la predella: "OPVS GENTILIS DE FRABRIANO M CCCC XX III MENSIS MAIJ". Capolavoro dell'artista e del Gotico internazionale in Italia in generale, conserva l'elaborata cornice scolpita in legno dorato, in larga parte originale.

A Adoração dos Reis Magos (ou Peça de Altar Strozzi) é uma pintura de tempera dourada sobre painel (173×228 cm com moldura 303×282) de Gentile da Fabriano, datada de 1423 e que se encontra no Uffizi em Florença. A obra foi assinada acima da predella: “OPVS GENTILIS DE FRABRIANO M CCCC XX III MENSIS MAIJ”. Uma obra-prima do artista e do gótico internacional em Itália em geral, mantém a sua elaborada moldura esculpida em madeira dourada, que é em grande parte original.

 

La Adorazione dei Magi di Masaccio è una tempera su tavola (21x61 cm) proveniente dallo smembrato polittico di Pisa ed oggi conservato nei Musei statali di Berlino. Risale al 1426.

A Adoração dos Magos de Masaccio é uma tempera em painel (21×61 cm) proveniente do políptico de Pisa desmembrado e agora nos Museus de Estado em Berlim. Data de 1426.

 

L'Adorazione dei Magi, detta Tondo Cook, è opera, tempera su tavola (diametro 137,2 cm), di attribuzione incerta, probabilmente iniziata da Beato Angelico e portata a termine da Filippo Lippi.

A Adoração dos Magos, conhecida como Tondo Cook, é uma obra em tempera sobre madeira (diâmetro 137,2 cm), de atribuição incerta, provavelmente iniciada por Fra Angelico e concluída por Filippo Lippi.

 

L'Adorazione dei Magi è un dipinto a tempera su tavola (diametro 84 cm) di Domenico Veneziano, databile al 1439-1441 e conservato nella Gemäldegalerie di Berlino.

A Adoração dos Reis Magos é uma pintura em madeira (diâmetro 84 cm) de Domenico Veneziano, datada de 1439-1441 e guardada na Gemäldegalerie em Berlim.

 

A Epifania do Gótico - L'Adorazione dei Magi è un dipinto tempera a colla e oro su tavola (54,6x70,7 cm) di Andrea Mantegna, databile al 1497-1500 circa e conservato al Getty Museum di Los Angeles.

A Adoração dos Reis Magos é uma pintura de têmpera colada e dourada sobre painel de madeira (54,6×70,7 cm) de Andrea Mantegna, datada de cerca de 1497-1500 e que se encontra no Getty Museum em Los Angeles.

 

L'Adorazione dei Magi è un dipinto a tempera su tavola (111x134 cm) di Sandro Botticelli, databile al 1475 circa e conservato nella Galleria degli Uffizi a Firenze.

A Adoração dos Reis Magos é uma pintura em madeira (111×134 cm) de Sandro Botticelli, datada de cerca de 1475 e guardada na Galeria Uffizi em Florença.

 

A Epifania do Gótico - L' Adorazione dei pastori del Ghirlandaio è nella cappella Tornabuoni della basilica di Santa Maria Novella a Firenze. Contiene uno dei più vasti cicli di affreschi di tutta la città, realizzato da Domenico Ghirlandaio e bottega dal 1485 al 1490.

A Adoração dos Pastores de Ghirlandaio encontra-se na capela Tornabuoni da basílica de Santa Maria Novella, em Florença. Contém um dos maiores ciclos de frescos da cidade, pintado por Domenico Ghirlandaio e a sua oficina entre 1485 e 1490.

 

L'Adorazione dei Magi è un dipinto a olio su tavola e tempera grassa (246x243 cm) di Leonardo da Vinci, realizzato tra il 1481 e il 1482. Viene conservato nella Galleria degli Uffizi a Firenze.

A Adoração dos Reis Magos é uma pintura a óleo sobre madeira e tempera grassa (246×243 cm) de Leonardo da Vinci, feita entre 1481 e 1482. Encontra-se na Galeria Uffizi em Florença.

 

 

Este artigo foi traduzido do original em italiano por Redação Artes & contextos

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos


O artigo: L’Epifania dal Gotico a Leonardo da Vinci, così cambiò lo stile. Foto e filmati, foi publicado @STILEarte.it
The post: L’Epifania dal Gotico a Leonardo da Vinci, così cambiò lo stile. Foto e filmati, appeared first @STILEarte.it
L’articolo: L’Epifania dal Gotico a Leonardo da Vinci, così cambiò lo stile. Foto e filmati, è stato pubblicato @STILEarte.it


 

Artes & contextos
Últimos artigos de Artes & contextos (exibir todos)