The Art of Hand-Drawn Japanese Anime

O Anime Desenhado à Mão: Um Estudo de como Akira de Katsuhiro Otomo Usa a Luz

20 de outubro, 2017 0 Por Artes & contextos

O Anime Desenhado à Mão

A animação antes dos tempos da moderna tecnologia de computação gráfica pode impressionar hoje em dia pela simples razão de que não tinha à sua disposição nenhuma tecnologia CGI. Mas se pensarmos nisso – e observarmos as obras-primas animadas daqueles dias – aperceber-nos-emos de que muito disso deveria impressionar-nos muito mais do que impressiona.
Tomemos, por exemplo, a visão ciberpunk Akira  de Katsuhiro Otomo de 1988, um dos filmes de animação japoneses mais admirados de todos os tempos e o tema do ensaio de vídeo de Nerdwriter abaixo, “How to Animate Light”.

AKIRA: How To Animate Light

 

Akira, diz Nerdwriter Evan Puschak, “é bem conhecido pela sua animação meticulosa. Cada fotograma do filme foi composto com a mais íntima atenção aos detalhes, e isso dá-lhe uma riqueza e alma inigualáveis”

Mas ele aponta para uma qualidade da produção em particular: “Vejo as muitas luzes do filme, as suas diferentes qualidades e texturas, como um poderoso motivo e símbolo, além de um elemento vital da sua genialidade”.

Mas os animadores, especialmente os animadores que utilizam as tradicionais celas pintadas à mão, não podem simplesmente dizer aos seus realizadores de fotografia para montarem de certa forma a iluminação de uma cena; eles têm de processar à mão todos os diferentes tipos de luz do mundo que criam, criando manualmente o seu jogo em cada rosto, cada objeto, em cada superfície.

“As linhas entre a sombra e a luz são distintas e evocativas da mesma forma que é a iluminação do “film noir“, elabora Puschak, “e como no film noir, a luz em Akira está intimamente ligada à cidade à noite”.

 

Neo-Tokyo de 2019, elaborado por Otomo Anime de

Neo-Tokyo de 2019, Katsuhiro Otomo

 

No distópico Neo-Tokyo de 2019, elaborado por Otomo e os seus colegas, “a autoridade é tanto uma luz ofuscante como uma arma ou um distintivo” e o néon “é a luz amarga mas bela que significa tanto o brilho colorido como o consumismo espalhafatoso da modernidade”.

E depois temos Tetsuo, “ao mesmo tempo protagonista e antagonista do filme, um rapaz que ganha um poder psíquico extraordinário” que “tantas vezes produz uma perturbação na luz à sua volta”. Quando termina, vem sob a forma de “uma bola de luz gigante, uma única luz branca uniforme que apaga as inúmeras luzes artificiais da cidade”, e Akira faz-nos acreditar nisso. Poderia mesmo o mais avançado, e extraordinariamente grande, orçamento da era CGI fazer o mesmo”?

Este artigo foi traduzido do original em inglêspor Redação Artes & contextos

O artigo: The Art of Hand-Drawn Japanese Anime: A Deep Study of How Katsuhiro Otomo’s Akira Uses Light, foi publicado @Open Culture
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