Werner Herzog s Very First Film Herakles

o Primeiro Filme de Werner Herzog, Hércules, realizado quando tinha apenas 19 anos de idade (1962)
0 (0)

16 de setembro, 2017 0 Por Artes & contextos
  • 2Minutos de leitura
  • 449Palavras
Também o tempo torna tudo relativo

Este artigo foi inicialmente publicado há mais de 5 anos - o que é muito em "Tempo Internet". Pode estar desatualizado e pode ter incongruências estéticas.

O primeiro filme de Werner Herzog

 

 

Anões rebeldes, conquistadores enlouquecidos, magnatas delirantes, saltadores de esqui de entalhe em madeira: Os estudiosos de Werner Herzog que tentam encontrar um padrão nas escolhas de temas do cineasta têm virtualmente garantida uma pesquisa interessante, se bem que em última análise inútil. Mas todos eles devem começar no mesmo ponto: O primeiro filme de Herzog Herakles, , que mistura os espectáculos de musculação, corrida de automóveis, e destruição. Faz tudo isso em nove minutos com uma banda sonora de saxofone jazz, e com referências frequentes ao herói titular do mito, que talvez conheça melhor pelo seu nome romano de Hércules.

 

video
play-sharp-fill

 

“Será que ele limparia os estábulos de Augean?” perguntam as legendas de Hércules  sobre as imagens de um jovem alemão mostrando o seu tronco bem moldado. “Será que ele se livraria da Hidra de Lernaean?” perguntam enquanto ele faz uma pose.

Entre clipes destes fisiculturistas que executam os seus exercícios e perguntas sobre se poderiam executar os de Hércules, vemos marchas militaristas, bombas a cair, montes de escombros, e o acidente de um carro de corrida em Le Mans (1955) que matou 83 pessoas.

Toda esta justaposição tenta-nos a perguntar que mensagem quereria Herzog de dezanove anos de idade transmitir, mas, como em todo o seu trabalho subsequente, ele certamente queria menos fazer um argumento articulável do que explorar as possibilidades do próprio cinema.

Mais recentemente, no livro de entrevistas de Paul Cronin Herzog por Herzog,  o cineasta olha para trás em “o meu primeiro erro, Hércules  e considera-o “bastante estúpido e inútil, embora na altura tenha sido um teste importante para mim. Ensinou-me a editar em conjunto material muito diverso que normalmente não se sentaria confortavelmente como um todo”, e de certa forma preparou-o para toda uma carreira cinematográfica de material muito diverso que normalmente não se sentaria confortavelmente como um todo.

“Para mim foi fascinante editar em conjunto material que tinha vidas tão distintas e individuais. O filme foi para mim uma espécie de aprendizagem. Apenas senti que seria melhor fazer um filme do que ir para uma escola de cinema” — na non-rogue variety, de qualquer modo.

Ajuda-nos a manter o Artes & contextos gratuito, livre e sem publicidade pelo meio dos artigos

Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software


O artigo: Watch Werner Herzog’s Very First Film, Herakles, Made When He Was Only 19-Years-Old (1962), foi publicado @Open Culture
The post: Watch Werner Herzog’s Very First Film, Herakles, Made When He Was Only 19-Years-Old (1962), appeared first @Open Culture


0

Como classificas este artigo?

Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos