
Comemoração do 23º Aniversário do MAC0 (0)
16 de Julho, 2017
2
Por
Artes & contextos
- 4Minutos
- 858Palavras
- 110Visualizações
Também o tempo torna tudo relativo.
Este artigo foi inicialmente publicado há mais de 6 anos - o que em 'tempo Internet' é muito. Pode estar desatualizado e pode ter incongruências estéticas. Se for o caso, aceita as nossas desculpas.
Comemoração de 23 anos pela arte e pela cultura do MAC
“Vinte e três anos de um percurso ímpar na área da Cultura, de um caminho feito através da permissão a um acesso descentralizado, entendendo que tal, deve ser encarado como um dever básico e proporcionado a todos”.
No passado dia 4 de julho o MAC – Movimento Arte Contemporânea, celebrou nos seus espaços, o seu vigésimo terceiro aniversário, rodeado de mais de duas centenas de amigos, de artistas e agentes da cultura, tendo atribuído os prémios MAC’2017 a várias personalidades do mundo das Artes.

Mestre Hilário Teixeira Lopes e Alvaro Lobato de Faria
Os prémios MAC foram instituídos há 20 anos, com o objetivo de distinguir as várias personalidades das artes plásticas em áreas como pintura, desenho, escultura, ou joalharia, mas também, outras áreas culturais.

Foto de grupo dos Premiados MAC’2017
Desde 1997 que o MAC, segundo os seus responsáveis, tem como um dos seus objetivos estreitar os laços entre os diferentes agentes e práticas artísticas, assim como as entidades, grupos ou indivíduos que ao longo do ano mais ativamente participaram na produção, promoção e divulgação culturais.
Os prémios MAC’2017 contaram, mais uma vez, com a colaboração do premiado Professor Escultor João Duarte na realização de uma peça escultórica que foi atribuída e entregue aos artistas e individualidades que nos vários níveis e escalões se distinguiram durante 2016/2017.
Este ano, e pela primeira vez, o MAC atribuiu prémios na categoria de Teatro. Também a figura “Personalidade Cultural do Ano” foi eleita pelo MAC e distinguida no dia do seu aniversário.

Os Diretores do MAC – Zeferino Silva e Álvaro Lobato de Faria
O propósito principal destes espaços tem sido “a divulgação dos diversos valores que se situam no campo da linguagem universal das artes, acolhendo artistas cuja expressão, modos de apresentação e soluções plásticas nos transportam para lá do mundo constante e rotineiro que preenche o nosso quotidiano”.
O MAC tem vindo a realizar um percurso de apelo à união entre artistas, com a convicção de ter vindo a cumprir o objetivo de atingir um lugar de destaque no panorama das artes plásticas tanto para si próprio, como para os artistas.
No passado dia 4 de julho realizou-se então uma reunião de muitos dos que têm acompanhado e têm sido acompanhados pelo MAC neste propósito, contando com a presença dos artistas, de agentes culturais, de amigos e dos premiados pelo MAC’2017.

Os premiados Lúcia Moniz, Valter Mira, Nuno Feist, Henrique Feist, Mariana Pacheco
O MAC premiou este ano, na categoria TEATRO:
Prémio MAC ‘2017 MELHOR PEÇA DE TEATRO – “Quase normal”, produção ArtFeist (Henrique Feist);
Prémio MAC ‘2017 MELHOR ATRIZ DE TEATRO – Lúcia Moniz;
Prémio MAC ‘2017 MELHOR ATOR DE TEATRO – Henrique Feist;
Prémio MAC ‘2017 MELHOR ATRIZ DE TEATRO REVELAÇÃO – Mariana Pacheco;
Prémio MAC ‘2017 MELHOR ATOR DE TEATRO REVELAÇÃO – Valter Mira.
Na categoria ARTES PLÁSTICAS:
Prémio MAC ‘2017 Pintura – Alfredo Luz;
Prémio MAC ‘2017 MENÇÃO HONROSA PINTURA – Rui Miguel Germano;
Prémio MAC ‘2017 MENÇÃO HONROSA DESENHO – Carlos Dos Santos;
Prémio MAC ‘2017 MENÇÃO HONROSA PINTURA – Álvaro Assunção;
Prémio MAC ‘2017 30 anos carreira pintura – Miguel Barros;
Prémio MAC ‘2017 30 anos carreira pintura – Carlos Mota;
Prémio MAC ‘2017 25 anos carreira pintura – Teresa Mendonça;
Prémio MAC’2017 prestígio – Juanjo Sanchez.

Alguns Artistas do MAC
Foram ainda entregues as Medalhas de Mmérito MAC a João Barros Silva, Lourdes Leite, Mestre Virgílio Domingues, Mestre Hilário Teixeira Lopes, Mestre Cruzeiro Seixas e à jornalista Dina Aguiar pelo seu empenho na divulgação da Cultura, segundo a organização. Foram também distinguidos com esta medalha o Pintor Ricardo Paula e Rui Freitas, Diretor do Artes & contextos, que não puderam estar presentes na cerimónia.

Prémios MAC’2017 criados pelo Professor Escultor João Duarte
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Foi atribuído ao Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, o Prémio MAC’2017 – Personalidade Cultural do Ano 2016/2017, sendo que embora não tenha podido estar presente fez chegar ao MAC, uma carta de reconhecimento pelo prémio (leia aqui a carta do Senhor Presidente da República) e de congratulação pela efeméride.
Foi num carácter festivo e num envolvente alegre que se viveu este evento e se festejou o 23º aniversário do MAC. Uma entidade cujos espaços culturais – asseguram-nos – continuarão comprometidos para com a arte e a cultura.
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.
-
Artes & contextoshttps://artesecontextos.pt/author/artes-contextos/
-
Artes & contextoshttps://artesecontextos.pt/author/artes-contextos/30 de Março, 2023
-
Artes & contextoshttps://artesecontextos.pt/author/artes-contextos/30 de Março, 2023
-
Artes & contextoshttps://artesecontextos.pt/author/artes-contextos/28 de Março, 2023
Sobre o Autor
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.
Álvaro Lobato de Faria Os meus agradecimentos ao grande Jornalista RUI FREITAS pela excelente reportagem feita sobre os 23 anos do MAC que teve a amabilidadse de publicar no seu jornal cultural “ARTES & CONTEXTOS”OBRIGADO.
Obrigado, merecida divulgação ao MAC