
Agradecimento Do Excelentíssimo Presidente Da República O Professor Doutor Marcelo Rebelo De Sousa Pelo Prémio MAC 2017 Personalidade Cultural Do Ano0 (0)
15 de Julho, 2017
Agradecimento do Excelentíssimo Presidente da República o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa pelo Prémio MAC 2017 Personalidade Cultural do Ano
Agradeço o Prémio Personalidade Cultural do Ano, atribuído pelo Movimento Arte Contemporânea, ao mesmo tempo que vos felicito por este vigésimo terceiro aniversário, e que saúdo os artistas e instituições distinguidos.
Parece-me em particular de elogiar os propósitos do MAC, pela firmeza de intenções, abrangência das realizações e espírito de diálogo.
Sublinho a decisiva coexistência de várias dimensões no vosso trabalho, as exposições, os colóquios, a formação, o cuidado com a divulgação (tantas vezes o elo mais fraco nas questões das artes e da cultura), bem como a promoção, muito saudável, e não tão frequente quanto o desejável, entre artistas e colecionadores, emergentes e consagrados, entidades públicas e privadas. O historial de colaborações do MAC é elucidativo, tal como a sua atenção a meios tão diferentes como a universidade e a televisão.
Julgo que qualquer premiado fica sempre um pouco perplexo com os prémios que recebe. É o caso, ou seria o caso, não se desse o facto de o prémio ser atribuído a um cidadão que, no ano em causa, exerce as funções de Presidente da República. Não quer isso dizer que o Presidente da República subscreva a escolha deste Presidente em concreto como premiado, apenas que se alegra com o facto de ver reconhecida essa vertente na dimensão política e representativa do Chefe de Estado.
Se nada do que é português é estranho a um Presidente português, então a dimensão cultural, antiga de séculos no nosso país, e nalguns casos com notável projecção internacional, ainda menos estranha é. Se atribuir ao Presidente o prémio de personalidade cultural do ano significa, como julgo que significa, um elogio das funções que cabem ao Presidente, gostava que este fosse quase um prémio que os Presidentes da República ganhassem por inerência de funções.
É essa ideia, em especial, que me satisfaz, e pela qual, uma vez mais, vos agradeço.
O Presidente da República
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Marcelo Rebelo de Sousa
4 de julho de 2017
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.