David Bowie Black Star

Fãs descobrem novos efeitos escondidos no vinil de “Blackstar”, de David Bowie @NOIZE

24 de novembro, 2016 0 Por Artes & contextos
Modo Noturno

A cada dia que passa fica mais claro que a humanidade levará um bom tempo para conseguir entender o universo artístico de David Bowie em toda sua complexidade. Seu último disco, ★, ou Blackstar, foi lançado no início de 2016 e até agora os fãs estão descobrindo os efeitos visuais que estão escondidos nele.

Em maio, muita gente ficou chocada quando um fã descobriu que, se você expor a capa do disco à luz, a estrela preta da capa fica repleta de pontos luminosos que remetem à imagem de um céu estrelado ou do espaço sideral.

 

Acontece que esse efeito impressionante não era suficiente para Bowie. Na semana passada, o designer responsável pela arte do álbum, Jonathan Barnbrook, disse em entrevista à BBC Radio 6:

– Na verdade, tem uma coisa grande que as pessoas ainda não descobriram no disco. Vamos apenas dizer que, se as pessoas descobrirem, elas descobriram, e se não, não. Lembremos do que Bowie disse sobre não ficar explicando tudo. Tem muitas outras coisas que não estão na superfície. Espero que as pessoas vejam elas. Não necessariamente agora – afirmou.

Como seria de se esperar, a declaração de Barnbrook deixou os fãs enlouquecidos para achar os outros mistérios do disco. E, adivinhe só, parece que eles estão achando mesmo.

Descobriram, por exemplo, que a capa de Blackstar ganha uma tonalidade azul neon quando exposta à luz negra. Veja:

(@RobboRobson21)

(@RobboRobson21)

Há também a teoria de que a parte interna da capa do vinil foi planejada para que fosse possível enxergar a imagem de David Bowie refletida sobre o céu estrelado que se vê no lado oposto. É possível que esse efeito seja um acidente causado pela impressão, mas será?

(Matias Hidalgo)

(Matias Hidalgo)

Outra descoberta ainda não esclarecida é a imagem que se forma quando um feixe de luz reflete no disco em si. No lado A, a luz formaria o que os fãs estão descrevendo como uma estrela ou um pássaro. No lado B, o desenho seria o de uma espaço-nave. A imagem abaixo é do lado A.

(Robert Matthews)

(Robert Matthews)

Sobre o conjunto de cinco estrelas recortadas que estão na capa, aparentemente elas podem ser lidas como “BOWIE”. Faz sentido: considerando a estrela completa como um “O”, o conjunto realmente parece se referir ao nome do músico.

Fãs descobrem novos efeitos escondidos no vinil de “Blackstar”, de David Bowie @NOIZE Artes & contextos Jonathan Barnbrook David Bowie Blackstar album cover art dezeen 1568 01 1479308148

Outros fãs encontraram o desenho de um “homem estelar” no conjunto de estrelas estampado na capa do disco. Talvez seja excesso de imaginação, mas talvez não.

(John Clarkson)

(John Clarkson)

Além de tudo isso, também está sendo dito que os tempos das faixas que constam na contra-capa do disco parecem ter sido escritos em uma fonte chamada Terminal, que, por sua vez, é usada em um Ambiente de Desenvolvimento Integrado chamado Lazarus. “Lazarus” é o nome de uma das faixas de Blackstar e também de um musical que Bowie escreveu pouco antes de morrer. O termo “terminal” seria uma referência ao estado de saúde do músico, que estava bastante comprometido desde o ano passado.

Assista abaixo ao clipe de “Lazarus”:

 

 

 

O Artigo: Fãs descobrem novos efeitos escondidos no vinil de “Blackstar”, de David Bowie, foi publicado em Noize
The Post: Fãs descobrem novos efeitos escondidos no vinil de “Blackstar”, de David Bowie, appeared first on Noize


 

 

Artes & contextos
Últimos artigos de Artes & contextos (exibir todos)
Open Call Artes & contextos