3ª edição do Ethno Portugal
Mais uma vez organizado pela Associação PédeXumbo, a 3ª edição do Ethno Portugal arrancou ontem 22 de julho. Algumas dezenas de jovens (músicos e bailarinos) de várias nacionalidades, vão partilhar o património cultural musical dos seus povos e as suas danças.
Este ano serão 20 países, 4 continentes representados, no habitual formato de 10 dias de residência com o objetivo da partilha de conhecimentos, de reportórios e técnicas, e a construção conjunta de uma orquestra e de um espetáculo que fará a sua estreia no dia 28 de julho Castelo de Vide e de mais alguns concertos nas redondezas.
Um concerto da Ethno Orquestra, aviso, tem uma carga extra de emoção. Para quem já assistiu a um, como é meu caso, posso dizer que há uma magia especial na forma como estes jovens se apresentam e nos devolvem o que foi partilhado nos 10 dias que passaram juntos na preparação do espetáculo, são rostos de contentamento, corpos no balanço, músicos com uma alegria que contagiam até o público mais reservado.
Como acima referimos, o Ethno Portugal 2016 (a decorrer desde ontem) conta com a participação de representantes das músicas e danças tradicionais de mais de 20 nações e de 4 continentes. A Europa faz-se representar por Portugal, Espanha, Alemanha, Grécia, Bélgica, Ucrânia, Suíça, Holanda, Dinamarca, Reino Unido, Noruega, Irlanda, França, Itália, Chipre e Eslovénia; de África vêm ritmos do Uganda; da Ásia as melodias do Irão e, finalmente, das Américas marcarão presença sonoridades e movimentos dos Estados Unidos, Costa Rica e Perú.
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.
Parafraseando um amigo meu, “altamente recomendado!”
Musico, entusiasta de cordofones que gosta de falar de música, da sua alquimia e do seu indelével sentido cultural.