Xícara

Xicara
0 (0)

20 de julho, 2015 0 Por Rui Manuel Sousa
  • 1Minuto de leitura
  • 284Palavras
Também o tempo torna tudo relativo

Este artigo foi inicialmente publicado há mais de 7 anos - o que é muito em "Tempo Internet". Pode estar desatualizado e pode ter incongruências estéticas.

Os Ais!!  (Ethereral Sound Works, 2015)

Ajuda-nos a manter o Artes & contextos gratuito, livre e sem publicidade pelo meio dos artigos

É este o nome do primeiro trabalho de longa duração do gruXícara IIpo de Famalicense “Xicara”. Em 2011 surpreenderam tudo e todos com a qualidade apresentada nas 4 canções da “EP online Xicara” qualidade essa que lhes abriu as portas de alguns dos festivais de referência na península Ibérica como o Folk Plasencia em Espanha e o Festival Bons Sons em Tomar. As canções da EP transitaram para Os Ais!! e com mais 8 canções novas formam os 11 temas que o disco nos oferece, a maioria deles são originais com poemas de vários autores, António Cabral, João Cabral de Nascimento, António Botto e de Terez Sliman, cantora palestiniana que contribuiu na composição, interpretação e letra de Sham. Existem também revisitações a temas tradicionais portugueses como Senhora Maria e Cantiga Bailada.

Xícara III

A qualidade excecional de produção, os ostinatos usados como suporte harmónico e a fúria xamânica das percussões são algumas das caraterísticas deste disco. As canções surgem como pulsares de energia imaginativa de onde emanam pianos, guitarras, cordofones, sopros, percussões e vozes, são raios cósmicos de palavras, instrumentos clássicos e tradicionais que se misturam entre a poesia, a folk e o jazz contemporâneo, uma aurora boreal para os ouvidos.

 

Os “Xicara” são:
Bruno Oliveira – Bateria
Daniela Costa – Voz, Teclado, Percussão
David Leão – Flautas, Gaitas
Diogo Cocharro – Baixo
Hélder Costa – Braguesa, Bandolim, Cavaquinho
Renato Monteiro – Guitarra, Voz
Ricardo Coelho – Percussão
Rui Ferreira – Piano, Acordeão
Sofia Portugal – Voz, Acordeão, Percussão

Como classificas este artigo?
Diretor Adjunto em Artes & contextos

Musico, entusiasta de cordofones que gosta de falar de música, da sua alquimia e do seu indelével sentido cultural.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos